Nossa história

Laramara: O amor
que
Transforma Vidas

Fundada em 1991 por Mara e Victor Siaulys, a Laramara nasceu do amor e da dedicação pelos filhos, especialmente pela pequena Lara, diagnosticada com retinopatia da prematuridade. A busca por tratamento e reabilitação levou Mara a cursar pedagogia e especialização em Deficiência Visual, na USP, e junto com Victor, reuniram profissionais para fundar a Laramara.

Como tudo
começou

Fundada no dia 7 de setembro de 1991, pelo casal Mara e Victor Siaulys, nascemos em São Paulo, no bairro da Pompéia. A primeira sede foi em casa: quando criança, Seu Victor havia morado nessa casa e a cedeu para começar esse trabalho de dedicação e atenção.

Essa dedicação nasce com a pequena Lara, filha do casal. Diagnosticada com retinopatia da prematuridade, Dona Mara e Seu Victor buscam instituições e profissionais, para realizar o tratamento e da reabilitação de Lara. Iniciou-se, assim, uma pesquisa abrangente sobre cegueira e deficiência visual, como meio para entender e compreender a realidade dessa pessoa, de seus familiares e seu mundo.

Essa pesquisa, juntamente com o tratamento da Lara, levou a Dona Mara a cursar pedagogia e uma especialização em Deficiência Visual, na Universidade de São Paulo – USP. Com esse relato diário, seu interesse em expandir essa experiência e conhecimento em forma atendimento aos mais vulneráveis, o casal reuniu um grupo de profissionais atuantes na área da pessoa com deficiência visual, para fundarem a Laramara. O nome é a junção do nome da filha – Lara – e da mãe – Mara.

Experiência
desde cedo

A medida que a convivência em instituições de saúde, a troca de experiências com famílias e pessoas com deficiência visual e a evolução diária da Lara, permitiram que Dona Mara percebesse uma necessidade de interagir e de brincar pelas crianças.

A partir de sua experiência na Santa Casa de Misericórdia, Dona Mara envolveu-se cada vez mais com a causa. Foram oito anos de atuação na Santa Casa, em que conheceu a realidade distinta de inúmeras famílias. Dentre os obstáculos enfrentados por essas famílias, ela observou a inexistência ou precariedade de serviços especializados, ausência de intervenção precoce, falta de apoio e suporte as famílias e a inclusão das crianças no sistema escolar e comunitário.

Seu Victor acompanhava de perto o trabalho voluntário na Santa Casa, colocando-se à disposição para minimizar as limitações desta atuação. Aliando as habilidades de gestão e inovação de um, com a experiência in loco e conhecimento adquirido de outra, surge a Laramara.

Desenvolvimento
e inclusão

O trabalho da Laramara começou com crianças de 0 a 7 anos, sendo estendido a outras faixas etárias, com maior acompanhamento, demandando a ampliação das atividades e programas para outras faixas etárias.

Em 1996 e 1997, com novas demandas, ampliamos o projeto educacional, desenvolvendo programas e atividades com foco no mundo do trabalho, nas artes e cultura para jovens e adultos. Com isso, nasceram os Programas de Preparação para o Trabalho (PPT) e de Expressão Artística (PEA), atualmente reunidos no Programa de Jovens e Adultos (PROCEJA).

Com pioneirismo, trouxemos para o país a fabricação da máquina braille e bengala longa, importantes para a educação e reabilitação da pessoa com deficiência visual. Em nossa atuação, firmamos parceria com empresas privadas e organismos públicos para entregar um número significativo desses equipamentos, para famílias carentes de todo o Brasil.