Semana do Carinho envolve atividades com criação de soluções para desafios reais das organizações sociais, por meio do voluntariado corporativo
De um lado, profissionais altamente qualificados, inovadores, analíticos e com habilidades e capacidade de resolução de problemas, de forma rápida e estruturada. Do outro, organizações sociais de diferentes tamanhos, com realidades distintas e problemas diversos, desde captação de recursos, até comunicação. E se uníssemos essas pessoas e organizações na mesma mesa, para trocar conhecimentos e buscar soluções para essas dificuldades?
Esse foi o propósito da Aceleração Social, pauta da Semana do Carinho 2018, da Johnson & Johnson. Realizada em parceria com a Phomenta, o evento contou com a presença de dez organizações sociais do Brasil, que atuam com causas ligadas a saúde e colaboradores da companhia, na condição de voluntários corporativos.
A atividade teve a finalidade de promover o contato das OSCs – organizações da sociedade civil – com conhecimentos e ferramentas do universo corporativo da Johnson & Johnson. Essa aceleração social consiste em uma atividade rápida e intensa em que esses voluntários corporativos atuam como consultores de gestão, planejamento e estratégia por um dia para as organizações.
“Surgiram ideias, estratégias e ações das mais diversas, que aumentaram nosso repertório e expandiram o radar para oportunidades de desenvolvimento da Laramara, por vezes, não pensadas ou exploradas”, relata Marcela Garcia, gestora de desenvolvimento institucional.
Durante a Semana do Carinho, nossos operadores da Central de Doações representaram a Laramara para os colaboradores da Johnson & Johnson, por meio da exposição de materiais informativos da instituição, além de apresentarem os brinquedos adaptados para as crianças com deficiência visual, iniciativa essa que deu origem a nossa organização.
“Tivemos uma receptividade dos funcionários da Johnson & Johnson. Muitos deles não conheciam a realidade de uma pessoa com deficiência visual, tão pouco o trabalho que realizamos para promover a autonomia e independência das pessoas assistidas. Uma experiência nova de frente com colaborador, ter a oportunidade de expor nossas necessidades tornou o dia diferente, uma explosão de sentimentos” conta Angélica Silva, operadora de telemarketing. A participação dos operadores, fez parte de uma ação da Laramara de captação de recursos, junto aos funcionários da Johnson & Johnson.
Por meio desse network e experiência compartilhada, os gestores e colaboradores das organizações puderam criar novas ações e estratégias para serem implantadas de forma imediata em cada entidade e instituição, a fim de gerar um impacto social relevante e profundo, a partir dessa troca de conhecimentos.