Nossa instituição

A LARAMARA

LARAMARA - Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucro e sem vínculos políticos ou religiosos.

Missão

Promover o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência visual, por meio de atendimento direto, ações de assessoramento e defesa e garantia de direitos, para a sua autonomia e inclusão social.

Visão

Ser o centro nacional de excelência e referência para pessoas com deficiência visual.

Forças conjuntas

A união de nossos profissionais, com experiência e know-how, somada a determinação e parceria das famílias, solidificam a essência do nosso Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual. Esse trabalho conjunto, constitui um ambiente de oportunidades para promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, nas diferentes perspectivas sociocultural, assistencial, educativa e psicossocial. Essa unidade é dividida em dois setores:

CTO

Programa de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente
De zero a 20 anos e 11 meses

PROCEJA

Programa de Atendimento Especializado ao Jovem e ao Adulto
A partir de 15 anos

Uma criança sorridente brincando na piscina de bolinhas
Reproduzir vídeo

Transformando vidas

Em mais de 30 anos de atuação, atendemos mais de 12.200 mil famílias, do Brasil e exterior. Atualmente, pouco mais de 600 crianças, jovens e adultos estão integrados em um de nossos programas. Hoje somos 295 colaboradores, 13 desses com deficiência visual, contando ainda com o apoio de voluntários em cada um de nossos projetos.

Acessibilidade sempre

Estamos instalados em uma área com cerca de 10 mil metros quadrados, divididos em três edifícios. O projeto arquitetônico foi idealizado para atender necessidades específicas das pessoas com deficiência visual, seja cegueira ou baixa visão. Este consiste em um espaço referência para a criação de ambientes acessíveis, bem como, para projetos que visam adaptar construções existentes.

Toda a instituição tem sinalização com piso tátil, com portas, armários e materiais identificados em braille e em tipos ampliados, bem como objetos representacionais. Em nossa área comum estão: o Centro de Integração e Convivência da Família, o Centro de Recursos Específicos – com recursos de tecnologia assistiva, a casa de Atividades de Vida Autônoma, o ateliê de artes plásticas, auditório, brinquedoteca, piscina e 35 salas de atendimento direto aos usuários.