A Laramara
Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucro e sem vínculos políticos ou religiosos.
Missão
Promover o desenvolvimento integral da pessoa com deficiência visual, por meio de atendimento direto, ações de assessoramento e defesa e garantia de direitos, para a sua autonomia e inclusão social.
Visão
Ser o centro nacional de excelência e referência para pessoas com deficiência visual.
Menina de aproximadamente 4 anos, óculos, de calça estampada e blusa em tonalidades de rosa, sentada com apoio de uma jovem senhora de cabelos escuros, calça azul e blusa vermelha. Á frente delas, um pequeno laguinho artificial, com algumas pedras no fundo. Ambas com as mãos estendidas, por onde escorre um filete de água

Forças conjuntas

A união de nossos profissionais, com experiência e know-how, somada a determinação e parceria das famílias, solidificam a essência do nosso Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual. Esse trabalho conjunto, constitui um ambiente de oportunidades para promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, nas diferentes perspectivas sociocultural, assistencial, educativa e psicossocial.

Essa unidade é dividida em dois setores:

Programa de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente (CTO): de zero a 20 anos e 11 meses.

– Programa de Atendimento Especializado ao Jovem e ao Adulto (PROCEJA): a partir de 15 anos.

Acessibilidade sempre

Estamos instalados em uma área com cerca de 10 mil metros quadrados, divididos em três edifícios. O projeto arquitetônico foi idealizado para atender necessidades específicas das pessoas com deficiência visual, seja cegueira ou baixa visão. Este consiste em um espaço referência para a criação de ambientes acessíveis, bem como, para projetos que visam adaptar construções existentes.

Toda a instituição tem sinalização com piso tátil, com portas, armários e materiais identificados em braille e em tipos ampliados, bem como objetos representacionais. Em nossa área comum estão: o Centro de Integração e Convivência da Família, o Centro de Recursos Específicos – com recursos de tecnologia assistiva, a casa de Atividades de Vida Autônoma, o ateliê de artes plásticas, auditório, brinquedoteca, piscina e 35 salas de atendimento direto aos usuários.

Em mais de 27 anos de atuaçãoatendemos mais de 10 mil famílias, do Brasil e exterior. Atualmente, pouco mais de 600 crianças, jovens e adultos estão integrados em um de nossos programas. Hoje somos 295 colaboradores, 13 desses com deficiência visual, contando ainda com o apoio de voluntários em cada um de nossos projetos.

Placa de identificação acessível, com tipos brancos em fundo azul, onde se lê Informática II em tipos ampliados e em Braille. Abaixo, logo da Laramara
Como tudo começou
Com o intuito de promover um atendimento humanizado e de maior alcance as pessoas com deficiência visual, nasceu nossa instituição
Atuamos em prol da causa
Nossa atuação pela causa da deficiência visual vai além do atendimento direto. Conheça nosso trabalho

Você pode contribuir para que cada pessoa com deficiência visual, possa escrever sua própria trajetória. Faça sua doação!