Tecnologia Assistiva

Vida Diária

Como uma pessoa com deficiência visual consegue saber que horas são, fazer uma conta matemática, colocar linha na agulha ou escolher um cd para escutar uma música?

Existem diversos produtos adaptados – alguns muito simples, outros mais sofisticados, com voz sintetizada, por exemplo – que permitem fazer essas tarefas com facilidade e independência.


Relógios de pulso ou de mesa falantes

Imagem de um relógio

Apertando um botão, uma a voz sintetizada fala as horas. Outros botões permitem ajustar as horas e data e usar outros recursos, como o cronômetro e alarmes.

Relógio tátil

Imagem de um relógio tátil

A tampa de vidro se abre para permitir sentir com o dedo a posição dos ponteiros de hora e minuto.

Colocador de linha na agulha automático

Imagem de um colocador de linha na agulha automático

Um dispositivo mecânico simples, com um receptáculo para agulha e um fenda para posicionar a linha permitem inserir a linha pelo olho da agulha com um simples movimento de um botão.

Rotulador Braille

Imagem de um rotulador Braille

É usado para criar fitas autocolantes com textos em Braille para fixar em objetos pessoais, como CDs, roupa, frascos de remédio, embalagens de alimentos etc.

Telescópios

Imagem de um telescópio

São instrumentos ópticos manuais ou montados em armações usados para aproximar objetos distantes, tendo níveis de ampliação fixos, que podem variar entre duas e dez vezes de aumento. Permitem enxergar a lousa desde a carteira, um placa de rua, ou números de linhas de ônibus.

Voltar para o topo