Seguindo as regras de saúde, nossos atendimentos permanecem de forma híbrida

Logotipo com letras coloridas, em tons de amarelo, marrom, lilás e azul, dispostas de forma não linear, formam a palavra BRINCAR e logo abaixo, PARA TODOS e BRINCAR FELIZ, entre peças coloridas de lego. Acima, lê-se: Curso on Line

Curso online gratuito
Brincar para Todos

O Curso online gratuito Brincar para Todos oferece a professores e coordenadores da educação infantil, propostas relacionadas ao brincar inclusivo, tais como recursos pedagógicos adaptados, orientação e mobilidade, e a importância do brincar como eixo norteador da aprendizagem e do desenvolvimento de todas as crianças com e sem deficiência visual.

Público-alvo

Professores e coordenadores das redes públicas e privadas de ensino de todo território nacional que atuam com crianças com deficiência visual e que necessitem de aprimoramento em ralação às especificidades da criança com deficiência visual em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Pré-requisitos

Ser professor do ensino infantil e ter na sua escola aluno com deficiência visual. A escola deverá indicar 1 professor e 1 coordenador como participantes. Ter domínio de computador e celular, com acesso à internet.

Cronograma

  • Inscrições: Julho/Agosto
  • Agosto a Dezembro/21: 5 aulas (uma por mês)
  • Novembro: Envio do Plano de Ação
  • Fevereiro/22: Webinário com a premiação dos 6 melhores Planos de Ação entregues

Carga horária

50 horas

Como funciona o curso?

O Curso Brincar para Todos, em sua 17ª edição, traz uma versão moderna, dando oportunidade para que professores de outras cidades também tenham a possibilidade de conhecer nossas abordagens sobre o brincar inclusivo e as questões da deficiência visual.
Ao se inscrever, o professor deverá indicar o coordenador da sua unidade para acompanhar o curso e validar o Plano de Ação a ser elaborado. Os inscritos terão acesso a 5 módulos de aulas gravadas que serão liberadas mensalmente. Ao final do quarto módulo, o participante deverá entregar um Plano de Ação sobre o tema, que poderá ser desenvolvido em sua unidade escolar.
Em fevereiro de 2022, o curso será encerrado com um Webinário. Neste momento, os seis melhores Planos de Ação apresentados, serão premiados com um kit de brinquedos pedagógicos. Materiais instrucionais (publicações especializadas de Laramara) serão entregues para todas as escolas participantes.

Principais objetivos

Beneficiar
Um maior número de profissionais
Promover a aplicabilidade e a socialização do conhecimento nas Unidades Educacionais participantes e outras de suas regiões, beneficiando um maior número de profissionais que não participarão diretamente do projeto
Proporcionar
O conhecimento do universo da deficiência visual
Proporcionar às crianças das Unidades Educacionais participantes o conhecimento do universo da deficiência visual por meio de um tour virtual das atividades e espaços lúdicos da instituição.
Transmitir
Conhecimentos, informações e materiais
Transmitir conhecimentos, informações e materiais instrucionais aos profissionais da Educação Infantil, sobre as especificidades da deficiência visual, e a importância do brincar na promoção do desenvolvimento integral da criança, quando este ocorre em um ambiente que valoriza a diversidade, a criatividade e a aprendizagem

O que você vai aprender?

Módulo 1
Como tudo começou
Para começar vamos introduzir o tema “Brincar para Todos”, destacando a importância da ludicidade para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Em seguida vamos abordar os principais distúrbios visuais, recorrentes no ambiente escolar.
Módulo 2
O brincar como ferramenta para o desenvolvimento da comunicação e da linguagem
O objetivo desse módulo é abordar as diversas formas de comunicação e habilidades cognitivas desenvolvidas através do brincar.
Módulo 3
Recursos pedagógicos adaptados
Nesse módulo 3, vamos discutir estratégias de ações pedagógicas, adaptação de materiais pedagógicos e atividades lúdicas relevantes ao aprendizado em diversas faixas etárias.
Módulo 4
Recursos de adaptação do Brincar
O objetivo desse módulo é discutir estratégias de adaptação com materiais de baixo custo, para brinquedos, jogos, brincadeiras, atividades de vida autônoma, mobiliário, etc., relevantes ao aprendizado em diversas faixas etárias.
Módulo 5
Orientação e Mobilidade na educação infantil
Para finalizar, vamos discutir o conceito da OM e aplicabilidade com crianças da educação infantil. Acessibilidade e recursos: guia vidente, pré-bengala, bengala infantil, dentre outros.

Palestrantes

Mara O. de Campos Siaulys
Presidente da Laramara e Idealizadora do Projeto Brincar para Todos
Geógrafa pela FFLCH-Universidade de São Paulo e Pedagoga pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em deficiência visual
Eliana M. Ormelezi
Psicóloga e Coordenadora Técnica do Projeto Brincar para Todos
Psicóloga pela PUC-SP. Psicopedagoga pelas Faculdades São Marcos. Mestre e Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em deficiência visual
Anderson Batista
Assistente Social - Laramara
Assistente Social formado pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Agente do Brincar Inclusivo. Coordenador da Equipe do Projeto Brincar Para Todos
Daniela do Val
Fonoaudióloga - Laramara
Fonoaudióloga formada pela FMUSP. Especialista na área da deficiência visual. Integrante da Equipe do Projeto Brincar Para Todos
Guilherme Gonçalves
Fisioterapeuta - Laramara
Fisioterapeuta formado pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em fisioterapia pediátrica pela UNICID e Síndrome de Down pela FMABC. Responsável técnico pelo Centro de Tecnologia Assistiva da Laramara
Junia Buzim
Pedagoga - Laramara
Pedagoga e psicopedagoga formada pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista na área da deficiência visual. Integrante da Equipe do Projeto Brincar Para Todos
Kath Afonso
Pedagoga - Laramara
Pedagoga formada pela Universidade Ibirapuera. Especialista na área da arte educação pela Faculdade Paulista de Artes. Integrante da Equipe do Projeto Brincar Para Todos
Keli Matheus
Ortoptista - Laramara
Ortoptista formada pela UNIFESP e Pedagoga formada pela FEUSP. Especialista na área da deficiência visual
Maria Aparecida Carlini
Pedagoga - Laramara
Pedagoga formada pela Faculdade Campos Salles. Especialista na área da deficiência visual e na educação infantil
Maria Aparecida Onuki Haddad
Oftalmologista - Laramara
Médica Oftalmologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela USP. Especialista na área da deficiência visual
Silvia Andreossi
Educadora Física - Laramara
Professora de Educação Física formada pela UNIFMU. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista na área da deficiência visual/ OM e Educação Física Adaptada
Silverlei Silvestre
Educador Físico - Laramara
Professor de Educação Física pela UNIFMU. Especialista na área da deficiência visual/ OM e Educação Física Adaptada

Certificado

O certificado comprova capacitação profissional.

Patrocínio

Logotipo fundação prada

Inscrições encerradas

As inscrições para o curso estão encerradas, no entanto, você pode preencher o formulário, que avisaremos em caso de nova turma.