Laramara participa de audiência pública para regulamentação da profissão de Orientação e Mobilidade

Nelma Meo e João Felippe, na comissão de esporte, da Câmara dos Deputados.

Na última semana de maio, a Laramara, representada pelos profissionais de Educação Física e Orientação e Mobilidade, João Felippe e Nelma Meo, participou de audiência pública, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Organizada pela Comissão do Esporte e presidida pelos parlamentares Júlio César Riberio (PRB-DF) e Luiz Lima (PSL-RJ), os convidados da mesa apresentaram estatísticas e ações referentes ao paradesporto no país. O convite para participação da Laramara na audiência veio por meio do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado.

Na ocasião, João e Nelma falaram a respeito da importância da Orientação e Mobilidade para a autonomia e independência da pessoa com deficiência visual. O professor situou os participantes do contexto histórico da OM no país.

“A área da Orientação e Mobilidade está no Brasil desde o fim da década de 1950. O primeiro curso foi realizado em 1959. Depois desse período, foram realizados alguns cursos, mais regionalizados” revela. Ainda durante a fala, reforçou. “Esse profissional busca a autonomia e independência da pessoa com deficiência visual – cegueira ou baixa visão. O movimento humano está presente o tempo todo em nosso trabalho”.

Na esteira, Nelma pontuou

“Se não existe um trabalho prévio de orientação e mobilidade, se não há uma atuação do profissional de OM, não há inclusão; esse indivíduo não chega na iniciação esportiva e, tampouco, ao alto rendimento do paradesporto”.

A profissional colocou ainda que

“durante o ENOM – Encontro Nacional de Orientação e Mobilidade – construiu-se em conjunto com diferentes lideranças de organizações da sociedade civil, atuantes na causa da pessoa com deficiência visual, um primeiro modelo de encaminhamento para projeto de regulamentação. A vida de inúmeras pessoas no país depende de uma atuação com profissionalismo, responsabilidade e processos organizados e padronizados. Nós precisamos de apoio para não banalizar nossa profissão”.

A viagem à capital federal registrou ainda um encontro no gabinete de Felipe Rigoni (PSB-ES), deputado cego e um dos líderes das comissões de educação, sendo autor de recente proposta que promove a educação inclusiva. Foram entregues três cópias do documento construído e discutido durante o grupo de trabalho formado no ENOM.

No retorno, uma boa notícia: segundo Rhomenig O. de Souza – assessor parlamentar do deputado Rigoni – o anteprojeto está nas mãos de consultores do congresso para análise. Sem dúvidas, este é um movimento importante na tramitação da regulamentação da profissão de Orientação e Mobilidade.

Assista na íntegra o conteúdo da audiência

Você pode baixar o documento apresentado ao gabinete do deputado Felipe Rigoni, clicando no link a seguir: Doc para Audiência Pública

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário

Nadja Rejane Bezerra da Silva – 20 de junho de 2019

Ótima iniciativa, nós professores de alunos com deficiência visual precisamos sempre estarmos em formação, para uma melhor orientação e autonomia dos mesmos. Espero que aqui em Alagoas esse trabalho seja reconhecido e sejam realizados mais cursos sobre o tema para que os nossos conhecimentos sejam enriquecidos e ampliados.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *