Laramara recebe comitiva internacional

Líderes sul-americanos e espanhóis visitaram Laramara para trocar experiências sobre deficiência visual, educação e iniciativas de inclusão.
Foto dos visitantes e colaboradores da Laramara. Eles estão posando em pé no corredor das salas do Proceja.

Lideranças da América do Sul e Espanha visitaram as instalações da instituição

Recebemos neste mês de fevereiro, uma visita muito especial. Lideranças e gestores da causa da pessoa com deficiência visual da Argentina, Chile e Espanha passaram um dia em imersão na Laramara. Foram quatro líderes, que vieram ao Brasil a convite do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD, vinculado a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SMDPD, representado pelo conselheiro Ereci Soares e pelo Grupo Retina São Paulo, na figura de César Renato Siboglo.

O grupo estava composto por Andrés Mayor Lorenzo, presidente da EsRetina Asturias Asociación, da Espanha; Francisco Albarracin, presidente da Fundación Argentina de Retinosis Pigmentaria, da Argentina; Gustavo Serrano Reyes, presidente da Fundación Lucha contra la Retinitis Pigmentosa, do Chile; e, Marcela Ciccioli, diretora da Stargardt APNES – Asociación de Pacientes y Padres de Niños con Enfermedad de Stargardt, também da Argentina.

Para nossa coordenadora do Programa de Jovens e Adultos e membro da Gestão Técnica – Proceja, Cecília Oka, a visita apresentou um panorama novo para os profissionais da instituição.

“A visita foi muito rica, pois possibilitou mostrar um pouco do nosso trabalho para profissionais de Argentina, Chile e Espanha, e trocar experiências relacionadas à educação de pessoas com deficiência visual, formação de professores, produção de livros em braille e outros temas relacionados à inclusão desse publico alvo”.

Eles conheceram a instituição, sua estrutura de atendimento, recursos, tecnologias assistivas e os projetos para crianças, jovens e adultos. A argentina Marcela Ciccioli, contou do papel da APNES, de sua atuação e como essa atenção a pessoa com deficiência visual está recebendo destaque.

“O Stargardt APNES-Retina Argentina reúne pessoas com baixa visão ou cegueira devido a doenças da retina e do nervo óptico de origem genética. Por isso, um dos nossos principais objetivos é o diagnóstico preciso (genético) da patologia que origina a deficiência visual com a clara intenção de lutar pela cura, e estamos transitando por esse caminho, que finalmente começou em nível internacional”.

O intercâmbio entre essas instituições, possibilita elevar o nível de aperfeiçoamento dos profissionais, trazendo benefícios diretos para os atendidos de ambos os países, como observa a argentina.

“Nossa organização da sociedade civil está nesse caminho há 8 anos, e a visita a Laramara nos permitiu ver quantos dos projetos que temos e que gostaríamos de desenvolver podem se materializar com o tempo. Foi uma experiência francamente exemplar em muitos aspectos e, entendendo as diferenças entre os nossos países, permitiu-nos colocar na agenda ideias sobre como podemos alcançar objetivos semelhantes, transferindo-os para a nossa população e realidade económica”.

A troca de experiências, por meio de um intercâmbio, traz diferentes benefícios para a Laramara, como a internacionalização, ampliação de referências e realidades de atendimento, bem como, a valorização dos profissionais, a partir da promoção de um diálogo com outras instituições e organizações do terceiro setor, em especial, daquelas que atuam na causa da pessoa com deficiência visual.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *