6 Tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual

Tecnologias Assistivas é um termo utilizado para identificar recursos adaptados que contribuem para ampliar as habilidades das pessoas com deficiência

Tecnologias Assistivas é um termo utilizado para identificar os recursos e serviços adaptados que contribuem para ampliar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência. Ela possibilita a execução de tarefas que a deficiência torna impossíveis ou difíceis de realizar.

No caso das pessoas com deficiência visual, a principal função da tecnologia assistiva é transmitir informação sobre o mundo que a deficiência tornou inacessível. As pessoas com baixa visão utilizam o resíduo visual mediante recursos que ampliam, aproximam e adaptam imagens e contrastes ou alteram a intensidade da luz. 

Considera-se como tecnologias assistivas a bengala longa, a máquina braille e recursos tecnológicos, como softwares acessíveis para smartphones e computadores. 

Bengala Longa

A bengala longa trabalha como extensão do corpo da pessoa com deficiência visual, antecipando obstáculos em seus trajetos e deslocamentos.

A bengala longa também é utilizada para identificar o tipo de deficiência visual. A bengala na cor verde é destinada à pessoa com baixa visão e a bengala na cor branca é destinada para pessoas com cegueira

Para saber mais sobre a bengala longa e os procedimentos básicos para utilização, tais como medir o tamanho, montar/desmontar, guardar e etc, leia nosso artigo: Dicas básicas de como utilizar a bengala longa.

Comprar Bengala Laramara em nossa loja virtual Laratec site externo, abre em nova aba

Máquina Braille

Foco na máquina braille da Laramara. Uma das tecnologias assistivas mais antiga e utilizada no processo de alfabetização de pessoas com deficiência visual.

A máquina de escrever em braille é uma das tecnologias assistivas mais difundidas na alfabetização de pessoas com deficiência visual, ela permite a escrita usando o sistema criado no século XIX, por um jovem cego francês, Louis Braille.

O primeiro protótipo da atual máquina de datilografia braille foi desenvolvida em 1939 pelo professor David Abraham, e a sua produção foi iniciada em 1946 nos Estados Unidos.

Desde 2004 a máquina de escrever em braille é produzida no Brasil. O Sistema Braille de leitura e escrita é o mais simples e efetivo método para a alfabetização e comunicação de pessoas com deficiência visual. E a máquina braille é a ferramenta necessária para esta escrita.

Comprar Maquina Braille em nossa loja virtual Laratec site externo, abre em nova aba

Vídeo ampliadores portáteis

Em destaque, lupa eletrônica uemax. O uemax é uma das tecnologias assistivas mais completa na cetagoria de vídeo ampliação.

 Os vídeo ampliadores portáteis são dispositivos destinados para pessoas com baixa visão. Eles têm a capacidade de ampliar, aproximar ou adaptar as imagens, ajustando contrastes e intensidade de luz, aperfeiçoando a habilidade de leitura dessa pessoa. 

Vídeo ampliadores como lupas eletrônicas portáteis e lupas mouse são equipamentos indispensáveis no dia a dia da pessoa com baixa visão, devido à sua eficiência e pela qualidade da ampliação, melhorando muito sua qualidade de vida.

Conheça nossos modelos de vídeo ampliadores portáteis em nossa loja virtual Laratec site externo, abre em nova aba

Ampliadores de tela


Permitem a ampliação de textos e imagens na tela do computador, facilitando o uso de ferramentas digitais pelas pessoas com deficiência visual. 

A função principal desse tipo de software é a ampliação da tela, mas também existem ampliadores de tela que fornecem sintetizadores de fala, para que os usuários possam trabalhar com menos cansaço na frente do computador. Outros oferecem opções de alto contraste, opções avançadas para cursor e ponteiro do mouse e recursos interessantes para facilitar a localização e identificação de itens na tela.

Para mais informações sobre ampliadores de tela, leia: 5 ampliadores de tela para seu computador site externo, abre em nova aba

Leitores de tela

Um homem cego utilizando o leitor de tela jaws.

Os leitores de tela são ferramentas essenciais para pessoas com deficiência visual, permitindo que elas acessem e interajam com informações digitais de maneira independente. Esses softwares convertem texto em voz ou em braille, possibilitando que os usuários ouçam ou leiam por meio de dispositivos táteis o conteúdo exibido na tela do computador, smartphone ou tablet.

Com os leitores de tela, as pessoas com deficiência visual podem navegar na internet, ler e-mails, acessar documentos, utilizar aplicativos e desfrutar de uma ampla gama de recursos online. Essa tecnologia promove a inclusão digital e facilita a participação ativa na sociedade, permitindo que os indivíduos tenham acesso igualitário à informação e comunicação.

No mercado há diversos leitores de tela disponíveis para os usuários. Alguns são gratuitos e outros são pagos.

Para mais informações sobre leitores de tela, leia: 6 leitores de tela para seu computador site externo, abre em nova aba

 Leitores de livros digitais

Um homem utilizando um leitor de livros digitais. Uma das tecnologias assistivas mais utilizadas para leitura de livro digitais.

São aparelhos que permitem leitura de livros de forma estruturada por meio de vozes sintetizadas ou naturais. 

Um leitor de livros digitais normalmente possui suporte para vários tipos de arquivos, tais como pdf, docx, txt, epub, html e daisy.

Com tanta praticidade, acessibilidade e funções, os leitores de livros digitais se tornam um aliado muito importante na vida de pessoas com deficiência visual que estudam e trabalham.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário

Irismar – 25 de outubro de 2023

Tecnologia para melhorar mobilidade urbana de deficientes visuais

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *