Curso online gratuito

Brincar para todos 2024

Logotipo com letras coloridas, em tons de amarelo, marrom, lilás e azul, dispostas de forma não linear, formam a palavra BRINCAR e logo abaixo, PARA TODOS e BRINCAR FELIZ, entre peças coloridas de lego. Acima, lê-se: Curso on Line

O Curso online gratuito Brincar para Todos oferece a professores e terapeutas, propostas relacionadas ao brincar inclusivo, tais como recursos pedagógicos adaptados, orientação e mobilidade, e a importância do brincar como eixo norteador da aprendizagem e do desenvolvimento de todas as crianças com e sem deficiência visual.

Pré-requisitos

A Unidade Educacional ou Clínica Terapeuta que atua com a criança com ou sem a deficiência visual, com disponibilidade para a elaboração de um Projeto, sob a responsabilidade do educador/terapeuta, a ser executado na Unidade Educacional/Clínica Terapêutica e baseado na formação do curso Brincar Para Todos. Com o compromisso em promover a socialização do conhecimento aos demais profissionais da instituição.

Compromisso com 100 % de participação nas aulas e entrega das atividades, dentro do prazo estabelecido no calendário do curso; participar das mentorias mensais ao vivo. Ter conhecimento mínimo de Informática para acessar as plataformas on-line (Moodle e Teams).

Público-alvo

90 profissionais da área da educação e Saúde (Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) e Clínicas Terapêuticas, que atendam crianças de 0 a 8 anos de idade, de todo território nacional, e que necessitam de aprimoramento em relação às especificidades da criança com deficiência visual em seu processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão social.

Como funciona o curso?

O Curso Brincar para Todos está em sua 21ª edição, possibilitando que profissionais da área da Educação e Saúde tenham acesso ao conhecimento, informações e materiais sobre o brincar inclusivo e as questões da deficiência visual.

Cada Unidade Educacional e Clínica Terapêutica poderá inscrever até 03 profissionais. Os inscritos terão acesso a 5 módulos com videoaulas gravadas, que serão disponibilizadas mensalmente conforme calendário do curso.

Ao final do quinto módulo, o participante deverá entregar o Projeto com o Plano de ação com o tema que será desenvolvido em sua Unidade Educacional/Clínica Terapêutica.

Em março de 2025, o curso terá o encerramento com um Seminário presencial, que acontecerá na Laramara em São Paulo. Os 6 melhores Projetos serão apresentados e premiados com um kit de brinquedos pedagógicos.

Todas as Unidades Educacionais/Clínicas Terapêuticas, participantes do curso, receberão materiais instrucionais (publicações especializadas de Laramara).

Certificado

O certificado comprova capacitação profissional.

Cronograma

Inscrições

De 01/07 a 22/07/2024

Período de aula

De 29/07 a 20/12 de 2024

Carga horária

60 horas

Modalidade

Remoto (Teams e Moodle)

Seminário Presencial

22/03/2025, Com apresentação de 6 projetos selecionados

Principais objetivos

Beneficiar
Um maior número de profissionais

Promover a aplicabilidade e a socialização do conhecimento nas Unidades Educacionais participantes e outras de suas regiões, beneficiando um maior número de profissionais que não participarão diretamente do projeto.

Proporcionar
O conhecimento do universo da deficiência visual

Proporcionar às crianças das Unidades Educacionais participantes o conhecimento do universo da deficiência visual por meio de um tour virtual das atividades e espaços lúdicos da instituição.

Transmitir
Conhecimentos, informações e materiais

Transmitir conhecimentos, informações e materiais instrucionais aos profissionais da Educação Infantil, sobre as especificidades da deficiência visual, e a importância do brincar na promoção do desenvolvimento integral da criança, quando este ocorre em um ambiente que valoriza a diversidade, a criatividade e a aprendizagem.

O que
você vai
Aprender?

  • Apresentação da instituição, da equipe do BPT e profissionais da equipe apoio e do histórico do projeto;
  • Explicação das ferramentas tecnológicas que serão utilizadas (plataformas Moodle, Teams);
  • Apresentação do cronograma e prazos para entrega das tarefas, elaboração do Projeto e certificação;
  • Introdução do tema “Brincar para Todos”, destacando a importância da ludicidade para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
O objetivo desse módulo é abordar as diversas formas de comunicação e habilidades cognitivas desenvolvidas através do brincar.
Nesse módulo, vamos discutir estratégias de ações pedagógicas, adaptação de materiais pedagógicos e atividades lúdicas relevantes ao aprendizado em diversas faixas etárias.
O objetivo desse módulo é discutir estratégias de adaptação com materiais de baixo custo, para brinquedos, jogos, brincadeiras, atividades de vida autônoma, mobiliário, etc., relevantes ao aprendizado em diversas faixas etárias.
Para finalizar, vamos discutir o conceito da OM e aplicabilidade com crianças da educação infantil. Acessibilidade e recursos: guia vidente, pré-bengala, bengala infantil, dentre outros.

Palestrantes

Inscrições

Patrocínio
logotipo aliança pela infância
Chancela