Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

Curso online gratuito

Brincar para todos 2025

Logotipo com letras coloridas, em tons de amarelo, marrom, lilás e azul, dispostas de forma não linear, formam a palavra BRINCAR e logo abaixo, PARA TODOS e BRINCAR FELIZ, entre peças coloridas de lego. Acima, lê-se: Curso on Line

O curso online gratuito Brincar para Todos oferece a professores e terapeutas propostas práticas voltadas ao brincar inclusivo, abordando recursos pedagógicos adaptados, orientação e mobilidade, além de destacar a importância do brincar como eixo central da aprendizagem e do desenvolvimento de todas as crianças, com e sem deficiência visual.

Pré-requisitos

A unidade educacional ou clínica terapêutica que atue com crianças com ou sem deficiência visual pode participar do curso Brincar para Todos, desde que tenha disponibilidade para a elaboração de um projeto prático, sob a responsabilidade de um educador ou terapeuta da instituição. Esse projeto deverá ser desenvolvido no contexto da própria unidade e baseado nos conteúdos trabalhados ao longo da formação, com o compromisso de compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais profissionais da equipe.

É necessário:

  • Comprometer-se com 100% de participação nas aulas e entrega das atividades dentro dos prazos estabelecidos no calendário do curso;
  • Ter conhecimento básico de informática para acessar as plataformas online (Moodle e Teams).

Público-alvo

Serão selecionados 90 profissionais das áreas da Educação e da Saúde, atuantes na Educação Infantil, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental ou em clínicas terapêuticas, que atendam crianças de 0 a 8 anos de idade, em qualquer região do país. A formação é voltada a quem busca aprimorar seus conhecimentos sobre as especificidades da criança com deficiência visual nos processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão social.

Como funciona o curso?

O curso Brincar para Todos chega à sua 22ª edição, oferecendo a profissionais das áreas da Educação e da Saúde acesso a conhecimentos, informações e materiais sobre o brincar inclusivo e as especificidades da deficiência visual.
 
Cada Unidade Educacional ou Clínica Terapêutica poderá inscrever até 3 profissionais. Os participantes terão acesso a 5 módulos com videoaulas gravadas, disponibilizadas mensalmente, conforme o calendário oficial do curso.
 
Ao final do quinto módulo, cada participante deverá elaborar e entregar um Projeto, com base nos conteúdos do curso, a ser desenvolvido em sua própria Unidade Educacional ou Clínica Terapêutica.
 
Em março de 2026, o curso será encerrado com um Seminário Presencial na Laramara, em São Paulo. Na ocasião, os 6 melhores projetos serão apresentados e premiados com um kit de brinquedos pedagógicos.
 
Todas as Unidade Educacional ou Clínica Terapêutica participantes receberão materiais instrucionais, incluindo publicações especializadas da Laramara, como apoio à implementação das práticas aprendidas.

Certificado

O certificado comprova capacitação profissional.

Cronograma

Inscrições

De 01/07 a 27/07/2025

Período de aula

De 04/08 a 19/12/2025

Carga horária

80 horas

Modalidade

Remoto (Teams e Moodle)

Seminário Presencial

28/03/2026

Principais objetivos

Beneficiar
Um maior número de profissionais

Promover a aplicação prática e a socialização do conhecimento na Unidade Educacional ou Clínica Terapêutica participante, bem como em outras unidades da região, ampliando o alcance da formação e beneficiando um número ainda maior de profissionais que não estarão diretamente envolvidos no projeto.

Proporcionar
O conhecimento do universo da deficiência visual

Proporcionar às crianças da Unidade Educacional ou Clínica Terapêutica participante a oportunidade de conhecer o universo da deficiência visual por meio de um tour virtual pelos espaços lúdicos e atividades da instituição.

Transmitir
Conhecimentos, informações e materiais

Transmitir conhecimentos, informações e materiais instrucionais a profissionais da Educação Infantil e Terapeutas, abordando as especificidades da deficiência visual e destacando a importância do brincar na promoção do desenvolvimento integral da criança, especialmente quando realizado em ambientes que valorizam a diversidade, a criatividade e a aprendizagem.

O que
você vai
Aprender?

Proporcionar aos participantes o conhecimento dos aspectos clínicos e educacionais da deficiência visual, capacitando-os a compreender as necessidades específicas das crianças com deficiência visual na escola, bem como a utilizar recursos especiais e estratégias adequadas para promover sua inclusão e desenvolvimento integral.

Demonstrar como o brincar pode ser utilizado como uma estratégia eficaz para estimular o desenvolvimento da comunicação e da linguagem nas crianças, promovendo a interação social, a expressão verbal e o fortalecimento das habilidades comunicativas em contextos educativos e terapêuticos.

Capacitar os participantes a identificar e aplicar estratégias pedagógicas eficazes, adaptando materiais e atividades lúdicas para diferentes faixas etárias, promovendo um aprendizado inclusivo e significativo para todas as crianças, por meio da discussão de ações pedagógicas, adaptação de recursos e práticas lúdicas relevantes ao processo educativo.
Discutir estratégias para adaptar materiais de baixo custo, incluindo brinquedos, jogos, brincadeiras, atividades de vida autônoma, mobiliário, entre outros, que sejam relevantes para o aprendizado em diferentes faixas etárias.
Apresentar os princípios da orientação e mobilidade na Educação Infantil, destacando estratégias e práticas que favoreçam a autonomia, a segurança e a exploração do ambiente por crianças com deficiência visual, respeitando seu estágio de desenvolvimento e promovendo sua inclusão nas brincadeiras e atividades escolares e sociais.

Palestrantes

Inscrições

Patrocínio
logotipo aliança pela infância
Chancela

Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.