Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025
O curso online gratuito Brincar para Todos oferece a professores e terapeutas propostas práticas voltadas ao brincar inclusivo, abordando recursos pedagógicos adaptados, orientação e mobilidade, além de destacar a importância do brincar como eixo central da aprendizagem e do desenvolvimento de todas as crianças, com e sem deficiência visual.
A unidade educacional ou clínica terapêutica que atue com crianças com ou sem deficiência visual pode participar do curso Brincar para Todos, desde que tenha disponibilidade para a elaboração de um projeto prático, sob a responsabilidade de um educador ou terapeuta da instituição. Esse projeto deverá ser desenvolvido no contexto da própria unidade e baseado nos conteúdos trabalhados ao longo da formação, com o compromisso de compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais profissionais da equipe.
É necessário:
Serão selecionados 90 profissionais das áreas da Educação e da Saúde, atuantes na Educação Infantil, no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental ou em clínicas terapêuticas, que atendam crianças de 0 a 8 anos de idade, em qualquer região do país. A formação é voltada a quem busca aprimorar seus conhecimentos sobre as especificidades da criança com deficiência visual nos processos de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão social.
De 01/07 a 27/07/2025
De 04/08 a 19/12/2025
80 horas
Remoto (Teams e Moodle)
28/03/2026
Proporcionar aos participantes o conhecimento dos aspectos clínicos e educacionais da deficiência visual, capacitando-os a compreender as necessidades específicas das crianças com deficiência visual na escola, bem como a utilizar recursos especiais e estratégias adequadas para promover sua inclusão e desenvolvimento integral.
Demonstrar como o brincar pode ser utilizado como uma estratégia eficaz para estimular o desenvolvimento da comunicação e da linguagem nas crianças, promovendo a interação social, a expressão verbal e o fortalecimento das habilidades comunicativas em contextos educativos e terapêuticos.
Pedagoga com licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tibiriçá, com especialização em ensino para pessoas com deficiência visual
A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.
Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como: