
Seguindo as regras de saúde, nossos atendimentos permanecem de forma híbrida
A união de nossos profissionais, com experiência e know-how, somada a determinação e parceria das famílias, solidificam a essência do nosso Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual. Esse trabalho conjunto, constitui um ambiente de oportunidades para promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, nas diferentes perspectivas sociocultural, assistencial, educativa e psicossocial.
Essa unidade é dividida em dois setores:
– Programa de Atendimento Especializado à Criança e ao Adolescente (CTO): de zero a 20 anos e 11 meses.
– Programa de Atendimento Especializado ao Jovem e ao Adulto (PROCEJA): a partir de 15 anos.
Estamos instalados em uma área com cerca de 10 mil metros quadrados, divididos em três edifícios. O projeto arquitetônico foi idealizado para atender necessidades específicas das pessoas com deficiência visual, seja cegueira ou baixa visão. Este consiste em um espaço referência para a criação de ambientes acessíveis, bem como, para projetos que visam adaptar construções existentes.
Toda a instituição tem sinalização com piso tátil, com portas, armários e materiais identificados em braille e em tipos ampliados, bem como objetos representacionais. Em nossa área comum estão: o Centro de Integração e Convivência da Família, o Centro de Recursos Específicos – com recursos de tecnologia assistiva, a casa de Atividades de Vida Autônoma, o ateliê de artes plásticas, auditório, brinquedoteca, piscina e 35 salas de atendimento direto aos usuários.
Em mais de 30 anos de atuação, atendemos mais de 12.200 mil famílias, do Brasil e exterior. Atualmente, pouco mais de 600 crianças, jovens e adultos estão integrados em um de nossos programas. Hoje somos 295 colaboradores, 13 desses com deficiência visual, contando ainda com o apoio de voluntários em cada um de nossos projetos.