Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025
De 03 à 31 de maio
8h30 às 16h00 (Presencial)
Oportunizar os conhecimentos para uso do soroban aos professores do ensino regular e do Apoio Educacional Especializado
Oferecer a professores e outros profissionais da Educação o conhecimento básico do Soroban Adaptado para uso e ensino
Aprender a aplicação e uso das técnicas de operacionalização do método japonês, adotado pelo Estado de São Paulo
Oferecer conhecimentos práticos e teóricos que favoreçam a práxis da inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular
Contribuir com a formação continuada de professores
Histórico e apresentação do Soroban
Importância do Soroban para o ensino da Matemática
Nomenclatura
Orientações para o ensino do Soroban
Leitura e escrita de numerais
Operações fundamentais: adição, multiplicação, subtração e divisão – Exercícios Práticos
A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.
Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como: