Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

E-book gratuito

Autismo e Deficiência Visual

Singularidades, inter-relações e sinais de risco para a constituição psíquica e para o desenvolvimento infantil - complexidades de um diagnóstico diferencial

Na agenda

O tema do autismo está fortemente colocado na agenda como pauta de discussão das áreas da educação, da psicologia e da clínica médica de especialidades diversas, bem como de pais, professores, instituições e gestores públicos.

1 em 160

Trata-se de um tema atual, cujo debate se faz necessário, já que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), acomete uma em cada 160 crianças no mundo.

Reflexões

Neste cenário, Laramara propõe-se à reflexão sobre um universo extremamente complexo e peculiar: aquele das especificidades da deficiência visual e possíveis relações com o espectro do autismo.

Baixe agora gratuitamente

Preencha o formulário para liberar o download da Revista Contato Nº9: Autismo e Deficiência Visual.

Para ler em seu celular, você precisará de um leitor de livros digitais. No Android sugerimos Google Play Livros e no iOS sugerimos o aplicativo Apple Livros.

Se ainda tiver dúvidas, consulte em nosso blog o post: Dicas de como ler livros digitais acessíveis no formato epub

Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.