Como ler livros digitais no formato epub

Aprenda mais sobre o formato epub e como ele resolve problemas de acessibilidade, além de dicas de programas e apps para a leitura em celulares e computadores
destaque para um leitor de livros digitais no formato epub. No centro da tela está escrito e-book

Os livros digitais ou e-books são equivalentes aos nossos clássicos livros impressos e atualmente, existem diversas formas para a leitura de e-books, como os e-readers, smartphones ou programas para computadores. Esse leque de ferramentas, sem dúvida alguma, é muito importante para a divulgação de conhecimento.

Atualmente, a maioria das pessoas usam documentos do Word ou PDFs como livros digitais. No entanto, esses formatos não são exatamente pensados para servirem o propósito de um e-book. Sendo assim, alguns problemas de usabilidade começam a aparecer, como transbordamento do texto (quando o texto não cabe na tela do celular) ou ainda, o tamanho da fonte inadequado para leitura em telas pequenas.

Nesse post, você conhecerá um pouco mais sobre o formato epub e como ele resolve esses problemas de usabilidade e acessibilidade. Além disso daremos algumas sugestões de programas e aplicativos para a leitura dos e-books em celulares e computadores e por fim, algumas dicas para você aproveitar ao máximo a experiência de ler um livro digital no formato epub.

Índice

Os benefícios de acessibilidade e usabilidade do formato epub

O formato epub (Eletronic Publication) possui uma série de vantagens em relação ao PDF e documentos do Word. Em essência o epub é um formato pensado exclusivamente para se comportar como um livro digital de fato, ou seja, você pode navegar rapidamente pelos capítulos, fazer anotações, adicionar marcadores, entre outras funções.

Outro diferencial do epub é sua característica “fluída“, ou seja, através do aplicativo de leitura você consegue mudar o tamanho, estilo, alinhamento e cor da fonte e do fundo ao seu gosto e/ou necessidade, sendo assim, usuários com deficiência visual podem ajustar os parâmetros do texto de forma que fique mais confortável para suas especificidades.

Importante ressaltar que o formato epub é baseado em HTML, o que resulta em uma excelente compatibilidade com os principais leitores de tela da atualidade.

É por esses motivos que nós da LARAMARA optamos por lançar nossos livros digitais nesse formato.

Sugestão de aplicativos para ler e-books no celular

Nas lojas oficiais do Google e da Apple, podemos encontrar uma infinidade de aplicativos para leitura de livros digitais que suportam diversos formatos. E para não nos afogarmos nesse mar de opções, segue nossas sugestões.

Como baixar e adicionar um e-book gratuito à biblioteca do Play Livros

Para agilizar o processo, recomendamos que você siga os passos abaixo pelo seu celular e já tenha instalado e configurado o aplicativo Google Play Livros.

  1. Acesse a página da nossa Biblioteca Digital e escolha um e-book gratuito de sua preferência; 
  2. No final de cada página, há um formulário. Preencha com seus dados e clique no botão Baixar e-book”. Aguarde até que o download seja concluído; 
  1. Quando o download for concluído, surgira uma notificação, tanto no seu navegador, quanto na sua área de notificações. Ao tocar nessa notificação, o Google Play Livros iniciará o processo de importação do e-book para a biblioteca do aplicativo;
  2. Quando o processo de importação terminar, você poderá ler o livro.

Como baixar e adicionar um e-book pago à biblioteca do Play Livros

Como você já deve ter percebido, no aplicativo do Google Play Livros, há uma aba para compra de livros, que nesse caso, é só escolher o livro, pagar e ele será adicionado automaticamente à sua biblioteca. Nesse caso, estamos falando de livros comprados em lojas virtuais, mais especificamente de nossa loja Laratec abre em nova aba.

  1. Acesse nossa loja virtual Laratec e escolha a versão digital de uma de nossas publicações;
  2. Após finalizar a compra, aguarde a confirmação de pagamento;
  3. Depois que tudo estiver certo, você poderá acessar a página “Minha Conta”, em seguida acesse a aba “Downloads”;
  4. Você poderá baixar o e-book clicando no botão com o nome do livro;
  5. Quando o download for concluído, surgira uma notificação, tanto no seu navegador, quanto na sua área de notificações. Ao tocar nessa notificação, o Google Play Livros iniciará o processo de importação do e-book para a biblioteca do aplicativo;
  6. Quando o processo de importação terminar, você poderá ler o livro.

Como ler livros digitais no formato epub no computador

Como citado aí em cima, na seção de recomendações de aplicativos, podemos usar no computador o programa Adobe Digitals Editions, caso queira instalar e verificar como ele funciona, fique a vontade. No entanto, nossa recomendação é usar a versão web do Play Livros. Dessa forma você terá a biblioteca sincronizada entre seus dispositivos e poderá iniciar a leitura no celular e continuar no computador, ou vice e versa.

Para isso, basta acessar o endereço books.google.com abre em nova aba. Não se esqueça de usar a mesma conta do Google que utilizou no aplicativo móvel para ter acesso a sua biblioteca.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *