A Orientação e a Mobilidade, também conhecida pela sigla OM, estão presentes na vida de todos nós. A orientação é a capacidade de perceber o ambiente, saber onde estamos. A mobilidade é a capacidade de nos movimentar. A visão, normalmente, é o sentido que mais diretamente colabora para a nossa orientação e mobilidade.
A Orientação para a pessoa com deficiência visual é o aprendizado no uso dos sentidos para obter informações do ambiente. Saber onde está, para onde quer ir e como fazer para chegar ao lugar desejado. A pessoa pode usar a audição, o tato, a cinestesia (percepção dos seus movimentos), o olfato e a visão residual (quando tem baixa visão) para se orientar.
Veja também:
Dicas básicas de como utilizar a bengala longa
Comprar Bengala Laramara nas cores branca e verde na loja Laratec abre em nova aba
A Mobilidade é o aprendizado para o controle dos movimentos de forma organizada e eficaz. A pessoa com deficiência visual pode se movimentar:
Com a ajuda de uma outra pessoa – Guia Vidente
Usando seu próprio corpo – Autoproteções
Usando uma órtese – Bengala Longa
Usando um animal – Cão-Guia
Usando a tecnologia – Ajudas Eletrônicas
Para mais informações sobre Orientação e Mobilidade, baixe o e-book Caminhando Juntos
O texto acima foi retirado do e-book gratuito Caminhando Juntos – Manual das habilidades básicas de Orientação e Mobilidade. Neste livro digital, você aprenderá as três primeiras formas de Mobilidade citadas acima, ou seja, Guia Vidente, Autoproteções e Bengala Longa. São as mais simples e acessíveis a todas as pessoas com deficiência visual. Devem fazer parte de todo bom programa de Orientação e Mobilidade e serão básicas para um bom aproveitamento na utilização do Cão-Guia e das Ajudas Eletrônicas no futuro, quando for o caso.