7 brincadeiras inclusivas e adaptadas para crianças com deficiência visual

Aprenda como fazer brinquedos, brincadeiras e jogos, adaptadas às necessidades de crianças e jovens com deficiência visual.

Neste post, recheado de vídeos didáticos, você aprenderá como fazer brinquedos, brincadeiras e jogos, adaptadas às necessidades de crianças e jovens com deficiência visual, usando materiais de baixo custo para estimular, através da ludicidade, o aprendizado de conceitos matemáticos e de raciocínio lógico, formas, texturas e etc.  

Os vídeos abaixo, são da oficina Brincar Para Todos e com todos.

Jogo da memória 

Com certeza, uma das brincadeiras mais tradicionais usadas por educadores para estimular a concentração e o raciocínio lógico. Com adaptações relacionadas a texturas, o Jogo da Memória também pode estimular o tato e promover melhores interações com a família e professores.  

Chocalho gruda-gruda e guizo pé-mão

O chocalho gruda-gruda produz diferentes sons para que a criança com deficiência perceba durante a brincadeira. Ela deve ser incentivada a grudar um chocalho no outro, depois mostre como separá-los, puxando um para cada lado. 

Móbile de brinquedos

O Móbile de brinquedos ajudará a criança com deficiência visual a despertar a curiosidade e a desenvolver a coordenação ouvido-mão ou olho-mão. 

O guizo pé-mão ajuda a criança com deficiência visual a tomar consciência do corpo, dos braços e das pernas. O guizo pé-mão também incentiva a criança a abrir as mãos, juntá-las na linha média, desenvolver a coordenação bimanual e a manipular e explorar os objetos para reconhecê-los. 

Caixinha de números

A caixinha de números ajuda a trabalhar a noção de números (pares e ímpares). Você pode pedir às crianças com deficiência visual que separem as caixas que contêm números pares daqueles que contêm números ímpares e incentivar a realização de ações com os objetos, como somar e subtrair.  

Dama e Trilha 

 O jogo de dama é outra brincadeira tradicionalíssima, que ajuda a desenvolver habilidades como pensamento lógico e planejamento. A adaptação do jogo envolve o uso de velcro colado nos quadrados pretos e peças em EVA com texturas (12 com lixas e 12 lisas) e 12 damas (peças duplas coladas, sendo 6 com lixas e 6 lisas). 

Já o tabuleiro de trilha possui 24 pontos circulares nos quais são colados velcro e um ponto é ligado ao outro por tiras de lixa coladas. Contém 18 peças (9 com feltro e 9 lisas), com velcro colado na parte de baixo para que sejam fixadas no tabuleiro. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *