Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

Semana do Comer

Desembrulhar Menos,
Descascar Mais!

Uma jornada deliciosa para incentivar as nossas crianças com deficiência visual a desvendar texturas, aromas e histórias através do alimento.

Semana do Comer

Desembrulhar Menos,
Descascar Mais!

Uma jornada deliciosa para incentivar as nossas crianças com deficiência visual a desvendar texturas, aromas e histórias através do alimento.

A surpresa de uma semente

Você consegue imaginar a surpresa de uma criança ao descobrir, pelo toque, que dentro de um abacate existe uma semente tão grande e diferente? Esses são os momentos mágicos que a Semana do Comer proporciona: a chance de desmistificar o alimento, entender sua origem, seu preparo e o prazer de cozinhar e comer juntos.

A Magia
das texturas

 Realizaremos atividades com nossas crianças com deficiência visual, onde elas poderão através do toque, do olfato e do paladar, explorar e conhecer uma variedade de frutas e outros alimentos, descobrindo suas diferentes texturas, formas e sabores.

Cheiros que contam histórias

O aprendizado acontece com as mãos, o olfato e o paladar. É o momento de tocar, cheirar e relacionar estes sentidos quando experimentam um alimento criando memórias inesquecíveis.

Criando
sabores

Crianças, adolescentes e suas famílias, vão colocar a mão na massa, preparando receitas simples, nutritivas e saborosas em momentos de conexão e aprendizado.

O custo médio para oferecer essa vivência completa é de

R$ 27,00

por criança

COM QUANTAS CRIANÇAS VOCÊ PODE CONTRIBUIR?

Seu apoio direto garante que cada criança tenha acesso a ingredientes frescos, atividades adaptadas e um ambiente que estimula a autonomia e a alegria.

PIX: 67.640.441/0007-14

Itaú: Agência 0184 C/C 45990-7

Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.