Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

Campanha

ANJO
Noel

Seja o
Papai ou Mamãe Noel
de nossas crianças

 Entregaremos um kit de natal para cada uma das crianças atendidas por nós e gostaríamos de contar com sua ajuda para presenteá-las.

Desperte
sorrisos

Nós da Laramara, já começamos a organizar esse momento tão especial para nossas crianças, que esperam ansiosas pelo Natal! E você é peça fundamental nessa programação!

Esta pandemia mudou a rotina de todos nós, tanto nos atendimentos, que precisaram ser adequados para o formato virtual, atendendo os protocolos de segurança para nossas crianças que na sua grande maioria fazem parte do grupo de risco.

O Natal é muito esperado por nossas crianças e queremos amenizar estes tempos difíceis, despertando seus sorrisos!

Aproximadamente 90% das famílias atendidas na Laramara, foram afetadas pelo desemprego e estão em situação de extrema vulnerabilidade e Laramara tem atuado também como agente de apoio, para ajudar em suas necessidades.

O kit
Anjo Noel

Entregaremos 180 Kits de Natal, cujo valor é de R$450,00 cada, com o brinquedo inclusivo que ajudará a criança no seu desenvolvimento

O Kit de Natal contém:

1 Kit de higiene
1 troca de roupa
1 brinquedo inclusivo
1 panetone
1 caixa de bombom

Como
ajudar

Envie um e-mail para informe@laramara.org.br ou WhatsApp: 11 4637-0150 colocando no assunto: QUERO COLABORAR, indicando o valor da sua colaboração e como pretende ajudar: através de boleto, cartão de crédito, transferência bancária ou Pix e lhe encaminharemos tudo o que for necessário para efetivar sua doação!

Você também pode doar o kit com os itens mencionados e apadrinhar uma criança.

Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.