Dia de sentir e brincar: Laramara celebra a festividade com seus alunos

Laramara promoverá na semana do dia das crianças, um encontro das crianças atendidas pela instituição com o grupo de voluntários Heróis do Bem
Grupo Heróis do bem. Em primeiro plano, uma senhora de cabelos grisalhos e curtos. À sua esquerda, close da máscara do Homem Aranha e ao lado, o Flash. Á sua direita, Mulher Maravilha e atrás dela, Batman, Capitão América e Goku, que fazem gesto de continência

Iniciativa reúne super-heróis voluntários para um dia com essas crianças

Uniformes reluzentes, armaduras robóticas, capas, capacetes e máscaras, acessórios brilhantes e emblemas característicos. Esses adjetivos descrevem os super-heróis, personagens que simbolizam força, poder e coragem. Suas roupas facilmente identificáveis e coloridas, inspiram as crianças a se vestirem como eles, seus ídolos. Agora, como será a percepção de uma criança com deficiência visual desse universo de fantasia?

Pensando nessa perspectiva, a Laramara – Associação Beneficente de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual – promoverá na semana do dia das crianças, um encontro das crianças atendidas pela instituição com o grupo de voluntários Heróis do Bem abre em nova aba. Criado em 2016, o grupo trabalha para levar alegria e magia para crianças em tratamento em hospitais e instituições beneficentes do país.

Segundo dados do IBGE (2010), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no Brasil. Elas correspondem a 3,5% da população brasileira. “A quantidade de pessoas com deficiência é significativa. Se faz importante promovermos iniciativas que permitam a elas, terem acesso a informações e entretenimento. Sentir a presença e poder interagir com esses personagens, oferece uma experiência única para as crianças cegas, com baixa visão e múltipla deficiência que atendemos”, ressalta Junia  Buzim, pedagoga da Laramara. A festa contará com a decoração do tema, circuito de brincadeiras especiais, atividades recreativas e oficinas.

No ano passado, a Laramara realizou mais de 1.298 atendimentos às pessoas com deficiência visual. Além de oferecer atendimento especializado gratuito às crianças, aos seus familiares, à escola e à comunidade, por meio de ações em prol do desenvolvimento e inclusão social, a instituição também é pioneira no país na criação de mais de 100 brinquedos inclusivos.

“Nosso objetivo é promover a autonomia e independência da pessoa com deficiência visual, desde o primeiro momento em que ela é diagnosticada. Um momento de interação das crianças como esse, com esses heróis que elas ouvem falar, mas que não podem vê-los, contribui e estimula elas a se desenvolverem cada vez mais” conclui.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *