Vamos aprender como fazer uma escultura?

Vamos falar sobre como pessoas com deficiência visual podem fazer esculturas utilizando materiais que podem ser encontrados facilmente em casa.
modelagem de argila no formato de um besouro

Hoje vamos falar um pouco sobre como pessoas com deficiência visual podem fazer esculturas utilizando materiais que podem ser encontrados facilmente em casa. O professor Ricardo “Agapê” Barbosa do Proceja (Programa de Atendimento ao Jovem e ao Adulto da Laramara) apresenta por meio de videoaulas acessíveis, as técnicas de produção de barbotina, ocagem, sova de argila, além de dicas dos materiais, bem como, demonstrar os processos com exemplos práticos.

Assista as videoaulas com atenção, pratique bastante e se por acaso esquecer algum passo ou surgir alguma dúvida durante as produções, revisite os vídeos para relembrar as técnicas. Se gostar compartilhe com seus amigos e familiares e se prepare para ter sua própria galeria de arte em casa.

Todos os vídeos abaixo são apresentados com o recurso de audiodescrição, tornando-os acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Aula 01 – Argila, pinçado e escultura de passarinho

Nesta aula, o professor Ricardo Agapê fala sobre o material para escultura a argila, e ensina sobre a técnica de pinçado, utilizando exemplo de como pessoas com deficiência visual podem criar uma escultura de passarinho usando essa técnica.

Aula 02 – Barbotina

Vamos aprender sobre abordado a técnica de produção de barbotina para a colagem de peças em argila

Aula 03 – Ocagem, sova de argila e escultura de besouro

Nesta aula, o professor Ricardo fala sobre a técnica de ocagem e ensina também como sovar maiores quantidades de argila. Como exemplo da técnica, faz um lindo besouro.

Aula 04 – Molde de gesso

A seguir, Professor Ricardo Agapê fala sobre a técnica de construção de um molde de gesso simples, utilizando um pote de plástico como modelo para fazer o bloco de gesso, que será utilizado mais tarde em outra técnica.

Aula 05 – Placa

Na última aula, o professor Ricardo fala sobre a técnica de placa, sua construção e algumas maneiras de utilização.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

2 Comentários

Edileuza Aparecida Luiz dos Santos – 20 de fevereiro de 2022

Boa noite sou extremamente apaixonada pela inclusão, e suas possibilidades de fazer um ser se sentir capaz, independente. Por favor professor Ricardo, como eu poderia me especializar em Braile. Ah parabéns pelo seu trabalho.

Camila Vieira – 13 de novembro de 2023

Olá, Laramara. Sou a Camila, professora de arte da Associação Catarinense para Integração do Cego, em Florianópolis\ SC. Sempre me inspiro nos materiais que postam sobre o trabalho de vocês. A arte é uma grande potência para o processo de habilitação e reabilitação. Parabéns ao professor.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *