Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

7 brincadeiras inclusivas e adaptadas para crianças com deficiência visual

Aprenda como fazer brinquedos, brincadeiras e jogos, adaptadas às necessidades de crianças e jovens com deficiência visual.

Neste post, recheado de vídeos didáticos, você aprenderá como fazer brinquedos, brincadeiras e jogos, adaptadas às necessidades de crianças e jovens com deficiência visual, usando materiais de baixo custo para estimular, através da ludicidade, o aprendizado de conceitos matemáticos e de raciocínio lógico, formas, texturas e etc.  

Os vídeos abaixo, são da oficina Brincar Para Todos e com todos.

Jogo da memória 

Com certeza, uma das brincadeiras mais tradicionais usadas por educadores para estimular a concentração e o raciocínio lógico. Com adaptações relacionadas a texturas, o Jogo da Memória também pode estimular o tato e promover melhores interações com a família e professores.  

Chocalho gruda-gruda e guizo pé-mão

O chocalho gruda-gruda produz diferentes sons para que a criança com deficiência perceba durante a brincadeira. Ela deve ser incentivada a grudar um chocalho no outro, depois mostre como separá-los, puxando um para cada lado. 

Móbile de brinquedos

O Móbile de brinquedos ajudará a criança com deficiência visual a despertar a curiosidade e a desenvolver a coordenação ouvido-mão ou olho-mão. 

O guizo pé-mão ajuda a criança com deficiência visual a tomar consciência do corpo, dos braços e das pernas. O guizo pé-mão também incentiva a criança a abrir as mãos, juntá-las na linha média, desenvolver a coordenação bimanual e a manipular e explorar os objetos para reconhecê-los. 

Caixinha de números

A caixinha de números ajuda a trabalhar a noção de números (pares e ímpares). Você pode pedir às crianças com deficiência visual que separem as caixas que contêm números pares daqueles que contêm números ímpares e incentivar a realização de ações com os objetos, como somar e subtrair.  

Dama e Trilha 

 O jogo de dama é outra brincadeira tradicionalíssima, que ajuda a desenvolver habilidades como pensamento lógico e planejamento. A adaptação do jogo envolve o uso de velcro colado nos quadrados pretos e peças em EVA com texturas (12 com lixas e 12 lisas) e 12 damas (peças duplas coladas, sendo 6 com lixas e 6 lisas). 

Já o tabuleiro de trilha possui 24 pontos circulares nos quais são colados velcro e um ponto é ligado ao outro por tiras de lixa coladas. Contém 18 peças (9 com feltro e 9 lisas), com velcro colado na parte de baixo para que sejam fixadas no tabuleiro. 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.