Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

Nota oficial – ENOM

Fundo azul, com texto branco Nota Oficial.

A Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, organizadora e promotora do ENOM – Encontro Nacional de Orientação e Mobilidade, que ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio de 2019 no Centro Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo, vem por meio desta nota, esclarecer pontos relacionados ao evento.

A proposta de organizar um evento com tais características, tem como objetivo principal promover uma ampla discussão, debates, compartilhamento de experiências e troca de conhecimentos entre profissionais, gestores e lideranças de diferentes organizações DE e PARA pessoas com deficiência visual. O desígnio do evento é contribuir para a qualificação do trabalho de Orientação e Mobilidade, visando a ampliação da oferta de serviços de atendimento no Brasil e observando a formação do profissional através das técnicas, procedimentos e estratégias utilizadas na educação, reabilitação e inclusão da pessoa com cegueira, baixa visão e surdocegueira.

Para isto, a Laramara, em parceria com a ONCB – Organização Nacional dos Cegos do Brasil, buscou apoiadores e patrocinadores que viabilizaram a vinda de representantes das cinco regiões brasileiras, através da facilidade de terem custeadas a sua hospedagem, alimentação e participação nos debates em um único local.

Construímos critérios de seleção que privilegiassem esta representatividade e diversidade. Convidamos palestrantes de importantes organizações da sociedade civil e pública que participarão de mesas de discussão, oficinas e grupos de trabalho. Estas pessoas estão organizando seus conhecimentos e experiências sem ônus para o evento.

Enfim, nossa equipe está trabalhando com afinco, profissionalismo e alegria afim de proporcionar aos participantes um evento que garanta que todas as partes interessadas neste tema tenham vez e voz.

Esperamos que os selecionados saibam de sua responsabilidade neste processo e se comprometam com cordialidade, respeito e participação ativa nas discussões e outras atividades que ofereceremos almejando desdobramentos que enriquecerão a área de Orientação e Mobilidade do Brasil.

Até,

Comissão Organizadora e Científica do ENOM

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Respostas de 17

  1. Boa noite! Fiz minha pré inscrição antecedência para o evento e quando questionava a ausência do meu nome nas listagens, diziam que para que eu aguardesse as próximas listas e era assim sempre, até que fiz uma nova pré inscrição .Continuo sem respostas. O evento seria importante para mim por já está fazendo mestrado na área da inclusão de pcd’s.

  2. Fiz minha inscrição,me enviarem um e-mail dizendo que estava na lista de espera. Alguém pode me informar se já saiu uma nova lista e fui selecionada para o evento.

    1. Olá Laís. Tudo bem? Ainda essa semana, vamos publicar a programação completa do evento. Não deixe de acompanhar nossas redes sociais, para não perder nenhuma informação 🙂

  3. Estou preocupada pq me inscrevi e fiz o depósito da inscrição porém não recebi nenhum email de confirmação. Estou aguardando pois moro em Belém é preciso me organizar em relação às passagens para o evento.
    No aguardo.

  4. Boa noite, aguardava ansiosa por este evento desde o ano passado quando houveram as primeiras divulgações, no entanto somente ontem vi que já estavam sendo realizadas as inscrições. Estou surpresa que já existe uma lista de espera…. Como saber se minha pré inscrição foi deferida? Para mim a participação é de extrema relevância pois atuo como instrutora de OM em um centro especializado em reabilitação, me atualizar e discutir a regulamentação da profissão é fundamental. Obrigada

    1. Olá Débora. Tudo bem? O Enom teve aberta suas inscrições em novembro do ano passado, mas precisamente, no dia 9. Desde então, recebemos interessados, que passam por uma aprovação do perfil, obedecendo os critérios estabelecidos pela comissão organizadora, presentes no formulário de pré-inscrição. Consultando sua inscrição, consta que a mesma foi preenchida ontem, 11/03. Até o começo da próxima semana, vamos divulgar a lista com os novos aprovados. Esses, tem prioridade, antes de qualquer lista de espera. Pode ficar tranquila, que se atendeu aos critérios colocados pela comissão organizadora, seu nome deverá estar entre os aprovados 🙂

    2. Olá Débora. Tudo bem? O Enom teve aberta suas inscrições em novembro do ano passado, mas precisamente, no dia 9. Desde então, recebemos interessados, que passam por uma aprovação do perfil, obedecendo os critérios estabelecidos pela comissão organizadora, presentes no formulário de pré-inscrição. Consultando sua inscrição, consta que a mesma foi preenchida ontem, 11/03. Até o começo da próxima semana, vamos divulgar a lista com os novos aprovados. Esses, tem prioridade, antes de qualquer lista de espera. Pode ficar tranquila, que se atendeu aos critérios colocados pela comissão organizadora, seu nome deverá estar entre os aprovados 🙂

  5. Olá, eu gostaria de saber se estou na lista dos aprovados. Em fevereiro recebi um email informando que estava na lista de espera, mas como a representante da minha instituição não efetivou o pagamento dela, gostaria de saber se ficarei com a vaga.
    Obrigada!

    1. Olá Larissa. Tudo bem? Ainda não foram aprovados os inscritos em lista de espera. Porém, acredito que no seu caso, possa ser feita uma substituição no nome. Para tal, peço que envie um e-mail para nelma.meo@laramara.org.br, informando o que aconteceu e questionando a possibilidade de fazer a substituição dessa participante.

  6. -Queria confirmar a minha inscrição, o pagamento foi realizado no dia 24 de março com o cartão Credicard. A minha inscrição e como gestor.
    – A inscrição da direito a hospedagem no local do evento?
    – Todos os participantes terão alojamento ou tem que se inscrever com antecedência?
    – A inscrição da direito às refeições?
    Muito obrigado, aguardo resposta.
    Harry Cristian M Meneses

    1. Bom dia Harry. Tudo bem? Temos uma confirmação de pagamento em nome de Evelin Tieli Yamada. Ela está cadastrada com o seu e-mail. Primeiro, me envie o seu comprovante de pagamento, em seu nome, para verificarmos dessa mudança. Envie para phillipe.pereira@laramara.org.br. Tão logo envie, vamos verificar isso. Quanto as demais questões, sim, a inscrição dá direito a hospedagem e alimentação, durante os três dias do evento. Fizemos uma publicação no site, com essas e outras orientações do ENOM. Acesse aqui: https://laramara.org.br/o-enom-esta-chegando-com-novidades/

  7. Sou estudante de braile e libras, sou terapeuta ocupacional e me interesso em informações sobre melhores condições de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos, e pessoas com mobilidade reduzida em geral.Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.