Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

Vamos brincar com todos?

Projeto Brincar para Todos propõe curso com atividades, oficinas e conteúdos inclusivos para formação de educadores da rede municipal
Logo do projeto Brincar para Todos. a imagem traz as palavras Brincar para todos com um degradê do laranja para o roxo. Junto com as letras, peças de blocos de montar.

Projeto “Brincar para Todos” propõe curso com atividades, oficinas e conteúdos inclusivos para formação de educadores da rede municipal

Quem não se encanta com o brincar de uma criança, com seu sorriso, descoberta, risadas e até aprendizado em um mundo de faz de conta? O ato de brincar é inerente para a formação do universo referencial das crianças. Esse ato indissociável serviu como propulsor para a criação do projeto “Brincar para Todos”, fruto do livro de mesmo nome, escrito pela presidente da Laramara, Mara Campos Siaulys.

“Estimular a necessidade de compreender o brincar como uma linguagem infantil, uma maneira que as crianças pequenas utilizam para falar não convencionalmente, mas para se expressar e demonstrar seus sentimentos, suas vontades e inquietudes é papel central dentro do curso” ressalta Daniela do Val, coordenadora do curso.

O projeto teve início em 2002, sob o nome de Brincar Feliz. O objetivo é proporcionar e compartilhar para creches e escolas de educação infantil, a oportunidade de conhecer e utilizar dos espaços disponíveis na estrutura da própria unidade educacional.

“Percebi que é fundamental a interação e participação da criança com deficiência visual na vida familiar, na escola e na comunidade e facilitado pelas brincadeiras e brinquedos. Os brinquedos devem servem para todas as crianças, facilitando a inclusão” afirma Christiane Giglio Barbi, educadora da EMEI Geloira de Campos, da DRE Santo Amaro.

Seguindo sua missão, a Laramara tem como propósito contribuir para a qualificação da prática pedagógica integradora, na organização e na ampliação de repertório dos educadores, discutindo questões sobre estereótipos acerca da deficiência/ diferença; e, colaborar com a filosofia que reconhece e aceita a diversidade na vida em sociedade.

Essa integração é traduzida na fala da educadora Denise Gomes Sorbile, da EMEI Prof.ª Therezinha Batista Pettan, da DRE Ipiranga.

“Antes do curso pouco havia visto ou lido sobre deficiência visual. Para mim foi extremamente rico ver e pensar em adaptações possíveis e desenvolver um novo olhar para a inclusão de crianças com deficiência visual. Como professora, tenho uma responsabilidade enorme nesse processo de inclusão. E é essa a mudança que eu sinto sempre durante essa e outras formações” ressalta.

Com cinco aulas ministradas aos sábados, o projeto é gratuito, com 180 vagas disponíveis para educadores por edição, sendo realizado no auditório da Laramara.

O projeto Brincar para Todos é uma realização da Laramara, em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação, COPED / NTF – Núcleo Técnico de Formação e apoio da Fundação Prada de Assistência Social.

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Respostas de 14

      1. Gostaria de receber notificações sobre cursos.Fiz inscrição para o curso Brincar para todos e não consegui.Queria saber se terá outros. Abraços Maria.

        1. Olá Maria. Tudo bem? Infelizmente, as vagas para o curso Brincar Para Todos são limitadas por DRE, as tornando muito concorridas. Contudo, temos outros cursos para o público externo. Por favor, peço que entre em contato com nosso departamento de eventos. O e-mail é eventos@laramara.org.br

    1. Boa tarde!!!
      Sou professora de educação especial esse ano tenho um aluno com DV com TEA preciso de orientações de atividades para trabalhar com ele, confesso que estou com muita dificuldade de poder desempenhar um trabalho satisfatório.

  1. Apreciação enorme pelos serviços prestados à comunidade no tocante à deficiência visual. Gostaria de participar do envolvimento de vocês. Se puderem, enviem-me notificações.

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Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.