As atividades acontecem nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, com programação em diferentes cidades
Como promover a conscientização, com o foco na causa das pessoas com deficiência, fazendo uso da arte, cultura, música, esporte, teatro e dança? Essa pergunta é respondida pela Virada Inclusiva, movimento que acontece desde 2010. Reunindo organizações da sociedade civil, coletivos, voluntários, artistas e órgãos do poder público, a iniciativa promove diferentes atividades, que são parte da celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.
Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento é gerido pela Abaçaí Organização Social de Cultura e acontecerá na capital e em mais de 45 municípios. A edição desse ano, conta com o apoio da Laramara, do coletivo Hey Sampa e do Instituto Galeria do Rock. Juntos, desenvolveram uma atividade especial dentro da programação do evento.
“A união dessas organizações, para promover um momento de reflexão, debate e inclusão, a partir de uma visita sensorial na Galeria do Rock é um sinal da preocupação dos movimentos da sociedade, para que ela seja mais igualitária e acessível para a pessoa com deficiência” aponta Cecília Oka, coordenadora do Programa de Jovens e Adultos – Proceja, da Laramara.
A atividade “Patrimônio para quem? Vivências sensoriais inclusivas na cidade de São Paulo” irá explorar a experiência sensorial dos participantes. Esse exercício, de uma visita guiada e monitorada pela Galeria do Rock, permitirá uma ressignificação do relacionamento com o prédio, com seu ambiente cultural, com seu entorno e uma significativa amplitude de pertencimento com a cidade, discutindo acessibilidade, orientação e mobilidade.
“A concepção da atividade ‘Patrimônio para quem? Vivências sensoriais inclusivas na cidade de São Paulo’ vem em contracorrente ao patrimônio inacessível e/ou não inclusivo que sociedade se acostumou a conhecer. Uma sensibilização nesse sentido permite chamarmos atenção para que outras portas públicas e privadas se abram para a cidade e para a população com deficiência” ressalta Paula Dias, cofundadora do coletivo Hey Sampa e coordenadora da Ação Educativa Instituto Galeria do Rock.
As atividades do dia 1º contam também com apresentações musicais e jogos adaptados.
Virada Inclusiva – Laramara, HeySampa e Galeria do Rock
Dia 01 de dezembro, das 9h30 às 12h00
Local: Galeria do Rock
Ponto de encontro: Rua 24 de maio, 62 (entrada da Galeria do Rock)
“Patrimônio para quem? Vivências sensoriais inclusivas na cidade de São Paulo”
Programação:
– 9h30 Encontro na entrada da 24 de maio da Galeria do Rock, explicação do que é a Virada Inclusiva e sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, os parceiros, objetivo da atividade
– Vivência com vendas e óculos simulando a deficiência visual por um dos andares da Galeria do Rock;
– Vivências no andar do jardim e da horta;
– No último andar: atividades com jogos adaptados e fala sobre atuação da Laramara e coletivo Hey Sampa.
Atenção: para participar, basta fazer sua inscrição pelo e-mail paula@galeriadorock, até a próxima sexta-feira, dia 30.
Acesse a programação da Virada Inclusiva e outras informações no site do Memorial da Inclusão.
Virada Inclusiva, em 2017, reuniu centenas de participantes nos espaços culturais da capital paulista
Respostas de 2
BOA TARDE,
GOSTARIA DE REALIZAR CURSOS ONLINE:
LEDOR E TRANSCRITOR
BAIXA VISÃO
CEGUEIRA
ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE
SISTEMA BRAILLE
CÓDIGO MATEMÁTICO
ATT,
SORAIA
Olá Soraia,
Você pode acessar https://laramara.org.br/participe/ e receber informações sobre as nossas atividades.