Soroban é o nome dado para o ábaco japonês cuja origem é chinesa. O ábaco é um antigo instrumento de calcular, cuja palavra deriva do grego “Abai” que significa tábua de contar.
Desde 11 de maio de 2006, o soroban é reconhecido como recurso educativo específico para aprendizagem de cálculos matemáticos por estudantes com deficiência visual no Brasil. Instituições, como a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, defendem a importância deste instrumento para vencer os obstáculos do ensino e dar acesso à educação inclusiva.
Apesar do seu reconhecimento no país, ter apenas 15 anos, o Soroban teve sua origem no ábaco que é um instrumento de cálculo, característico dos povos orientais e utilizado bem antes da era cristã. Foi levado da China para o Japão por Kambei Moori, autor do primeiro livro sobre o assunto, denominado Embrião do Soroban, em 1662.
O Soroban no Brasil
No Brasil, o recurso foi introduzido pelos imigrantes japoneses no ano de 1908, que o consideravam indispensável para cálculos matemáticos do dia a dia. Nessa época, o Soroban ainda não havia sofrido as adaptações necessárias para o uso das pessoas com deficiência visual e possuía cinco contas na parte inferior do eixo ou haste e uma conta na parte superior. O principal divulgador do Soroban no Brasil foi o professor Fukutaro Kato, natural de Tóquio, Japão, e conhecedor das diversas áreas das ciências econômicas e contábeis a partir de 1958, data da publicação de seu primeiro livro em português sobre soroban.
No Brasil, Joaquim Lima de Moraes, que tinha miopia progressiva, teve acesso ao instrumento e verificou a necessidade de adaptação. Em 1949, introduziu um tecido emborrachado sob as contas para que não deslizassem facilmente. No ano seguinte, passou a divulgá-lo, por meio de apresentações e palestras, nos serviços especializados, escolas, universidades, no rádio e na televisão.
A régua de numeração que divide o soroban em duas partes, recebeu em relevo, traços que indicam a separação de classes, vírgula decimal, barra de fração e sinal de índice de potência e pontos que representam as ordens de cada classe.
Características
- Moldura;
- Travessa ou régua longitudinal que divide o Soroban em duas partes: inferior e superior e separa as contas de valor 5 das contas de valor 1;
- Eixos ou hastes verticais por onde deslizam as contas e que representam as ordens numéricas;
- Contas da parte superior (Contas do Céu): 01 conta em cada eixo com valor numérico 5;
- Contas da parte inferior (Contas da Terra): 04 contas em cada eixo com valor numérico 1 cada uma delas;
- Pontos em relevo existentes ao longo da régua e que servem para indicar separação de classes (unidade, unidade de milhar, unidade de milhão etc…);
- Borracha, couro ou tecido para fixação das contas.
Obs. O soroban japonês não possui esse material, as contas ficam soltas.
Mas, afinal, como funciona o Soroban?
O Soroban é um instrumento de cálculo manual e retangular, composto pela parte externa, denominada moldura. Possui uma régua numérica, que o divide em duas partes, superior e inferior, transpassada por eixos ou hastes, onde se prendem as contas. Geralmente possui 21 eixos, divididos pela régua, com traços verticais e pontos em relevo representando as ordens e classes, unidade, dezena e centena. Em cada eixo, há cinco contas. Na parte superior e mais estreita, há uma conta, com valor cinco e na parte inferior, a mais larga, quatro contas, cada uma representa o valor um. Os números são registrados quando as contas, tanto superiores quanto inferiores estão próximas à régua.
Para Graça Corsi, pedagoga especializada em deficiência visual e membro da equipe Técnica de atendimento especializado da Laramara, “O soroban é um excelente instrumento para qualquer aluno, mas se torna imprescindível para a pessoa com deficiência visual. Sua estrutura e metodologia, favorece a formação do conceito e valor posicional do número, desenvolve o cálculo mental, a concentração e confere agilidade e autonomia, permitindo realizar os cálculos matemáticos com velocidade e precisão.”
Reconhecer e incentivar o uso do Soroban como principal instrumento de cálculo, fortalece a inclusão educacional e social, valoriza a diversidade e promove a equiparação de oportunidades para as pessoas com deficiência visual, nas diferentes Instituições de ensino.
15 Comentários
Rosângela – 27 de agosto de 2021
Oi Mariângela! Sou professora e só recentemente conheci o Soroban. Gostaria de curso com certificação. Para dar aula de Soroban o que é necessário, além do domínio da técnica, claro?
LARAMARA – 3 de setembro de 2021
Olá no momento não temos curso de soroban aberto, mais assim que tivermos entraremos em contato
SILENe de Oliveira Barbosa da Silva – 27 de dezembro de 2022
Preciso saber manejar, p/ ensinar matemática para crianças cegas. É imprescindível o soroban !
LARAMARA – 15 de março de 2023
Olá Silene, em breve abriremos o curso, siga nossas redes para acompanhar.
Kátia Valéria de Araújo – 11 de agosto de 2022
Olá! Eu gostaria muito de fazer o curso de soroban, assim que abrir uma turma por gentileza me informem , pois será de extrema necessidade para o meu trabalho com os alunos do AEE com cegueira e baixa visão .
Obrigada!
LARAMARA – 15 de março de 2023
Olá Katia, assim que abrir iremos divulgar.
Aparecida Bbebieti Claudio – 24 de setembro de 2022
Sou professora e trabalho com crianças cega e baixa visão, gostaria de me aprofundar mais sobre LARAMARA.
Trabalho com todos os programas, gostaria de saber como funciona os programas na LARAMARA.
LARAMARA – 15 de março de 2023
Olá Aparecida, Se preferir venha nos visitar, nossas visitas a Instituição que são realizadas com data marcada, caso tenha interesse, pode enviar um e-mail para: angela.paiva@laramara.org.br
Debora cristina porto da silva vieira – 15 de novembro de 2022
Preciso de fazer um curso de deficiência visual do soroban
LARAMARA – 15 de março de 2023
Olá Debora, em breve abriremos o curso, siga nossas redes para acompanhar.
FABIANA SANTOS – 14 de abril de 2023
Recebi uma aluna cega há três dias, estou preocupada e ansiosa, pois não tenho nenhuma preparação para trabalhar com ela e a escola não dispõe de nenhum recurso. Preciso de ajuda, preciso de qualificação.
LARAMARA – 4 de maio de 2023
Olá Fabiana, poderia enviar um e-mail com maiores informações para comunicacao@laramara.org.br
Davi Kanazawa Pinheiro de Moraes – 11 de maio de 2023
Olá sou professor de soroban, se eu puder contribuir. Entrem em contato comigo.
Roberto Otávio – 19 de maio de 2023
Bom dia,
Sou o monitor de Cálculo Diferencial e Integral da UERJ, e temos uns alunos com deficiência visual no curso de exatas.
Gostaria de saber se vocês têm materiais voltados para o ensino de matemática para esses alunos.
É bem difícil encontrar.
LARAMARA – 22 de maio de 2023
Olá Roberto,
Você pode enviar uma mensagem para comunicacao@laramara.org.br