Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

Introdução à AVA – Atividades de Vida Autônoma

Atividade de Vida Autônoma são aadaptações nas ações, utensílios ou ambientes, para que pessoas com deficiênvia visual possam ter autonomia e independência.
destaque para criança em treino de atividades de vida autoônoma no domínio de vestuário

“As Atividades de Vida Autônoma estão ligadas à abordagem socioeducativa e referem-se às atividades de autocuidado, alimentação, afazeres e a condutas que promovem a aprendizagem referente ao ambiente em que se vive. Estão presentes nas rotinas diárias de todas as crianças e são aprendidas por elas de forma natural, pela imitação das ações dos adultos, na convivência com os hábitos comportamentais familiares, passados de geração em geração”. (SIAULYS, M.O.C. 2014.)

Mas, afinal, o que é AVA?

AVA significa Atividades de Vida Autônoma, que são as nossas atividades cotidianas.

Pensando nas pessoas com deficiência visual – crianças, jovens, adultos e idosos , às vezes, precisamos fazer algumas adaptações, sejam nas ações, nos utensílios ou nos próprios ambientes, para que eles possam ter maior autonomia e independência.

Os domínios das Atividades de Vida Autônoma

Em AVA, nós dividimos em cinco domínios:

  1. Conhecimento de corpo e noções de espaço e tempo;
  2. Alimentação;
  3. Cuidados pessoais e higiene;
  4. Vestuário;
  5. Vida Prática Comunitária.

Quando trabalhamos com as crianças, nós estamos fazendo a habilitação desses conceitos. Com os adultos e idosos, estamos fazendo a reabilitação; ou seja, reaprender a fazer as atividades que eles já conhecem, com a sua nova condição visual.

A família, professores, cuidadores e amigos têm papel fundamental neste trabalho!

Estimulação essencial em casa

Promove a participação da criança pequena, dentro de suas potencialidades e transforma sua rotina numa grande brincadeira. Acima de tudo, desperta na criança o desejo de experimentar, utilizando o meio que ela conhece melhor: o brincar!

A estimulação acontece quando a família oferece oportunidade tátil, motora, olfativa e visual ao permitir que ela participe da confecção de algum alimento, como por exemplo, o preparo de uma pizza!

Desta forma, ela começa na massa, passa pela transformação e finaliza na degustação do alimento. Cheirar, lamber, sujar o rosto, localizar, identificar e escolher seus ingredientes favoritos, são os meios de utilização dos canais sensoriais, fundamentais para as nossas crianças que necessitam aprender e aceitar novos desafios.

Assim, a criança descobre as texturas e sabores que são confortáveis, aquilo que ela realmente gosta ou não, favorecendo a escolha e o diálogo. A família compreende aos poucos que mediação não é fazer por ela e sim estar junto, fazer com a participação efetiva criança.

Dicas de AVA – Atividades de Vida Autônoma

Acompanhem nossos conteúdos com dicas de atividades que vocês poderão realizar aí, na casa de vocês!

E-book gratuito Atividades de Vida Autônoma – Essência da vida em sociedade

Um livro que ensina como crianças com deficiência visual devem começar bem cedo a realizar suas atividades rotineiras de alimentação, higiene, vestuário e outras, necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e sua plena participação na sociedade.

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Respostas de 11

  1. Sou terapeuta ocupacional tenho interesse em cursos, conhecer o lugar, comei a trabalhar este ano no setor de Atividades de Vida Diária ( AVD), com deficiente visual.

    1. Olá Jocimara, que maravilha, no momentos estamos com a nossa nossas atividades a distância, mas assim que retornamos as atividades presenciais avisaremos nas nossas redes oficiais.

  2. Ameiii este texto é compartilho interesse em cada dia Me interagir da teoria quanto a prática do AVA, trabalho em uma instituição de cegos a 12 anos.

  3. Boa tarde né chamo Edileuza, sou professora Pedagoga e ibterprete de Libras, tenho muito interesse em fazer curso de braile, é outras especializações na área, como podem me orientar, sou grata. Meu Whatsapp 12 991044551

  4. Olá!! Tenho uma filha de 9 anos com baixa visão.
    Gostaria de aprender mais sobre AVD e AVA. para ajudar no dia dia.
    Ela tem dificuldades para vestir e usar garfo e faça.
    Mas não sei como ajudar de forma correta.
    Desde já agradeço o lindo trabalho de vcs.

    1. Olá Rosileia,
      Podemos orientar melhor através dos atendimentos.
      Para começar, nessa etapa é realizada uma triagem inicial, que tem o objetivo de direcionar o atendimento adequado para sua necessidade. O acesso pode ser feito pelo telefone 11 3660-6400 ou e-mail: cursos@laramara.org.br

  5. Olá!! conheço crianças com baixa visão.
    Gostaria de aprender mais sobre AVD e AVA para poder ajudar no dia dia.
    As dificuldades enfrentadas são muitas para vestir e usar garfo e faca principalmente no dia a dia.
    Mas não sei como ajudar a quem precisa de forma correta.
    Desde já agradeço o lindo trabalho de vocês.

    1. Olá Ana, você pode indicar a Laramara para que elas tenham atendimento gratuito aqui.
      Para começar nessa etapa é realizada uma triagem inicial, que tem o objetivo de direcionar o atendimento adequado para sua necessidade. O acesso pode ser feito pelo telefone 11 3660-6400.

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Nota oficial de posicionamento público sobre o projeto de lei 1584/2025

A Laramara, Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual, vem a público manifestar-se contrariamente ao Projeto de Lei nº 1.584, de autoria do deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão.

Embora seja apresentado como uma mera junção das leis já existentes em um único dispositivo jurídico, o projeto fere gravemente o princípio do não retrocesso, pois implica a rediscussão rasa e apressada de inúmeros direitos já conquistados pelas pessoas com deficiência, além de ser eivado de equívocos, tais como:

  • Pela Grave omissão quanto ao acesso e permanência a direitos assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a previdência especial para pessoas com deficiência;
  • Por fragilizar o direito de acesso ao trabalho para a pessoa com deficiência;
    Por retroceder no direito à comunicação acessível, como o uso de Libras, legendas, audiodescrição, entre outros recursos;
  • Por representar grave ameaça ao direito à educação inclusiva e à formação continuada dos educadores para todas as pessoas com deficiência, independentemente de suas especificidades;
  • Por desconsiderar todo o processo histórico e a importância da Lei Brasileira de Inclusão, construída ao longo de 15 anos de diálogo e ampla participação social;
  • Por desconsiderar o lema “Nada sobre nós sem nós”, ignorando o clamor contrário da maioria das pessoas com deficiência, de seus familiares e de especialistas em inclusão e acessibilidade que, inclusive, ficou nítido na própria Audiência Pública, realizada na última semana no Congresso Nacional.
  • Pelas pessoas com deficiência, familiares, movimentos e instituições que tanto lutaram por uma sociedade mais justa e inclusiva e pelos milhões de pessoas com deficiência que necessitam desses direitos, a Laramara rechaça essa proposta e apela ao bom senso dos excelentíssimos legisladores, pelo arquivamento imediato do Projeto 1584. Respeitem nossas conquistas, respeitem nossa história, respeitem nossa participação e opinião.