Introdução à AVA – Atividades de Vida Autônoma

Atividade de Vida Autônoma são aadaptações nas ações, utensílios ou ambientes, para que pessoas com deficiênvia visual possam ter autonomia e independência.
destaque para criança em treino de atividades de vida autoônoma no domínio de vestuário

“As Atividades de Vida Autônoma estão ligadas à abordagem socioeducativa e referem-se às atividades de autocuidado, alimentação, afazeres e a condutas que promovem a aprendizagem referente ao ambiente em que se vive. Estão presentes nas rotinas diárias de todas as crianças e são aprendidas por elas de forma natural, pela imitação das ações dos adultos, na convivência com os hábitos comportamentais familiares, passados de geração em geração”. (SIAULYS, M.O.C. 2014.)

Mas, afinal, o que é AVA?

AVA significa Atividades de Vida Autônoma, que são as nossas atividades cotidianas.

Pensando nas pessoas com deficiência visual – crianças, jovens, adultos e idosos , às vezes, precisamos fazer algumas adaptações, sejam nas ações, nos utensílios ou nos próprios ambientes, para que eles possam ter maior autonomia e independência.

Os domínios das Atividades de Vida Autônoma

Em AVA, nós dividimos em cinco domínios:

  1. Conhecimento de corpo e noções de espaço e tempo;
  2. Alimentação;
  3. Cuidados pessoais e higiene;
  4. Vestuário;
  5. Vida Prática Comunitária.

Quando trabalhamos com as crianças, nós estamos fazendo a habilitação desses conceitos. Com os adultos e idosos, estamos fazendo a reabilitação; ou seja, reaprender a fazer as atividades que eles já conhecem, com a sua nova condição visual.

A família, professores, cuidadores e amigos têm papel fundamental neste trabalho!

Estimulação essencial em casa

Promove a participação da criança pequena, dentro de suas potencialidades e transforma sua rotina numa grande brincadeira. Acima de tudo, desperta na criança o desejo de experimentar, utilizando o meio que ela conhece melhor: o brincar!

A estimulação acontece quando a família oferece oportunidade tátil, motora, olfativa e visual ao permitir que ela participe da confecção de algum alimento, como por exemplo, o preparo de uma pizza!

Desta forma, ela começa na massa, passa pela transformação e finaliza na degustação do alimento. Cheirar, lamber, sujar o rosto, localizar, identificar e escolher seus ingredientes favoritos, são os meios de utilização dos canais sensoriais, fundamentais para as nossas crianças que necessitam aprender e aceitar novos desafios.

Assim, a criança descobre as texturas e sabores que são confortáveis, aquilo que ela realmente gosta ou não, favorecendo a escolha e o diálogo. A família compreende aos poucos que mediação não é fazer por ela e sim estar junto, fazer com a participação efetiva criança.

Dicas de AVA – Atividades de Vida Autônoma

Acompanhem nossos conteúdos com dicas de atividades que vocês poderão realizar aí, na casa de vocês!

E-book gratuito Atividades de Vida Autônoma – Essência da vida em sociedade

Um livro que ensina como crianças com deficiência visual devem começar bem cedo a realizar suas atividades rotineiras de alimentação, higiene, vestuário e outras, necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e sua plena participação na sociedade.

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Respostas de 11

  1. Sou terapeuta ocupacional tenho interesse em cursos, conhecer o lugar, comei a trabalhar este ano no setor de Atividades de Vida Diária ( AVD), com deficiente visual.

    1. Olá Jocimara, que maravilha, no momentos estamos com a nossa nossas atividades a distância, mas assim que retornamos as atividades presenciais avisaremos nas nossas redes oficiais.

  2. Ameiii este texto é compartilho interesse em cada dia Me interagir da teoria quanto a prática do AVA, trabalho em uma instituição de cegos a 12 anos.

  3. Boa tarde né chamo Edileuza, sou professora Pedagoga e ibterprete de Libras, tenho muito interesse em fazer curso de braile, é outras especializações na área, como podem me orientar, sou grata. Meu Whatsapp 12 991044551

  4. Olá!! Tenho uma filha de 9 anos com baixa visão.
    Gostaria de aprender mais sobre AVD e AVA. para ajudar no dia dia.
    Ela tem dificuldades para vestir e usar garfo e faça.
    Mas não sei como ajudar de forma correta.
    Desde já agradeço o lindo trabalho de vcs.

    1. Olá Rosileia,
      Podemos orientar melhor através dos atendimentos.
      Para começar, nessa etapa é realizada uma triagem inicial, que tem o objetivo de direcionar o atendimento adequado para sua necessidade. O acesso pode ser feito pelo telefone 11 3660-6400 ou e-mail: cursos@laramara.org.br

  5. Olá!! conheço crianças com baixa visão.
    Gostaria de aprender mais sobre AVD e AVA para poder ajudar no dia dia.
    As dificuldades enfrentadas são muitas para vestir e usar garfo e faca principalmente no dia a dia.
    Mas não sei como ajudar a quem precisa de forma correta.
    Desde já agradeço o lindo trabalho de vocês.

    1. Olá Ana, você pode indicar a Laramara para que elas tenham atendimento gratuito aqui.
      Para começar nessa etapa é realizada uma triagem inicial, que tem o objetivo de direcionar o atendimento adequado para sua necessidade. O acesso pode ser feito pelo telefone 11 3660-6400.

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